Atendimento: 11 - 2389-6107
Facebook Twitter
X Fechar

Esqueci minha Senha

Digite o CPF ou CNPJ:
Somente Números

A importância do planejamento de continuidade de negócio

Publicado quarta-feira, 3 de agosto de 2016

O planejamento de continuidade de negócio, também conhecido como Business Continuity Planning, envolve o desenvolvimento de um plano de contingência baseado em um relatório de análise de impactos nos negócios, conhecido como  Business Impact Analisys, em caso de interrupção dos processos organizacionais de uma empresa. 

Um plano de contingência, também conhecido como Disaster Recovery Plan, é um plano reativo com diretrizes que devem ser tomadas quando operações são interrompidas por qualquer tipo ação, seja interna ou externa, assegurando a continuidade dos negócios.

Um bom plano de contingência relacionado com tecnologia da informação, leva em conta o backup, uma cópia representativa de dados em um momento específico, de todo código e banco de dados e sua  recuperação, o recovery.

Uma boa estratégia de backup é essencial para a continuidade dos negocios, além de servir como proteção de dados em caso de falha de hardware, exclusões acidentais ou desastre, ou mesmo proteção contra alterações não autorizadas feitas por um intruso.

Um bom sistema de Backup e Recovery consiste em uma sequência de atividades interativas que necessitam de monitorização e controle, descritas a seguir:

  • Planejar e Preparar;
  • Identificar os requisitos do backup;
  • Selecionar e desenvolver uma estratégia de backup;
  • Implementar e aplicar essa estratégia de backup;
  • Monitorar a estratégia;
  • Testar recorrentemente a recuperação de dados.

Com um bom sistema de backup, implementado, confiável, testado e redundante, teremos sucesso em nosso plano de contingência e por consequência, um aumento na possibilidade de continuidade dos negócios.

O BCP, Business Continuity Planning, é individual e único, adequado para cada modelo e tipo de empresa, e é projetado para garantir a recuperação das atividades empresariais em caso de falhas críticas em um nível aceitável de operação dentro de um prazo pré-definido, minimizando assim o impacto das perdas para a organização.

O planejamento de continuidade de negócio desenvolvido por nossa empresa possui os seguintes passos:

  • Identificação crítica das atividades da empresa;
  • Avaliação de risco de continuidade de negócios;
  • Desenvolvimento de um plano de Continuidade;
  • Plano de aprovação e implementação.

Caso tenha interesse em conhecer nossa solução de Gestão, Continuidade e Sustentabilidade de Negócios, entre em contato agora mesmo e solicite uma visita de um de nossos consultores.


Veja mais sobre o assunto:

-Análise de impacto no negócio tendo como foco os ataques Cibernéticos Veja mais

-Como repensar SEGURANÇA para um novo mundo de TI? Veja mais

 


Notícias recentes